Dia Mundial da TERRA

22-04-2014 09:22

O Dia Mundial da Terra foi celebrado pela primeira vez em 1970, criada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, com a finalidade de promover um protesto contra a poluição da Terra. Em 2013, apesar dos esforços de diversas Organizações Não-Governamentais e de países e instituições internacionais, continua a fazer sentido celebrar o Dia da Terra.

A data que o senador e ativista ambiental Gaylord Nelson colocou no mapa, depois de um desastre petrolífero em Santa Barbara, na Califórnia (EUA), em 1969, pretendeu colocar no centro da discussão política o tema ambiental, com a proteção do Planeta Terra como inspiração dessas políticas.

O Dia da Terra, em 1970, ganhou grande adesão dos norte-americanos – mais de 20 milhões aderiram primeira celebração do Dia Mundial da Terra –, empenhados em defender o ambiente das agressões provocadas pela ação do Homem sobre o ambiente.

O dia 22 de abril de 1970 representou o primeiro passo num compromisso político, com a força dos cidadãos, para que se preservasse o ambiente e se defendesse a sustentabilidade do Planeta Terra de questões relacionadas com a contaminação das águas e terras, da conservação da biodiversidade e da libertação de gases poluentes, entre diversos outros princípios.

Naquela manifestação que está na origem do Dia da Terra (e que a Google assinala hoje com um doodle chamado ‘Dia da Terra 2013’), participaram 2000 universidades e 10 mil escolas primárias e secundárias, bem como inúmeras comunidades locais. Foi a sociedade civil a exercer forte pressão sobre os políticos, na defesa do ambiente.

Um dos resultados deste fenómeno de consciencialização foi a criação, por exemplo da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), bem como a criação de diversas leis que tinham como fim a proteção do Planeta Terra.

Dois anos mais tarde, já com o mundo focado neste tema, realizou-se a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo. Na Suécia, tentou-se mostrar aos líderes mundiais teriam de colocar a defesa do Planeta Terra como pilar fundamental das suas políticas. Essa meta está por cumprir, em diversos países que, por exemplo, não ratificaram o Protocolo de Quioto.

O Dia da Terra assume-se como uma celebração popular de grande importância entre as populações, que, sobretudo elas, têm um papel a cumprir na defesa do meio ambiente e dos recursos na naturais da Terra.

—————

Voltar