Sobreiro a Árvore Nacional de Portugal

28-12-2011 23:20

O sobreiro é desde quinta-feira a Árvore Nacional de Portugal, juntando-se à bandeira e ao hino como símbolo nacional. A decisão foi tomada com a aprovação de um projeto de resolução na Assembleia da República e com a reunião de 2291 assinaturas em petição pública.

A petição para consagrar o sobreiro como um dos símbolos do país foi lançada em Outubro do ano passado pelas associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza. Um ano depois, o sobreiro consegue a unanimidade na Assembleia e o estatuto de ícone de Portugal.

Apesar de se encontrar sob proteção legal desde 2001, a árvore continuou a ser abatida ao longo dos anos ao abrigo de uma diversidade de exceções. Agora, com o novo estatuto adquirido pela espécie, espera-se finalmente um travão na regressão da mesma em território português.

Uma vez tomada a decisão, aguarda-se a criação de um logótipo simbólico e de uma plataforma de trabalho que irá unir o Estado, autarquias, entidades privadas e sociedade civil.

Com mais de 60 milhões de anos, o sobreiro é uma árvore mediterrânea que ocupa cerca de 737 mil hectares dos 3,45 milhões de floresta em Portugal, segundo o último Inventário Florestal Nacional, em 2006. Atualmente, é responsável por 10% das exportações nacionais, nomeadamente em termos de produção de cortiça, onde Portugal continua a ser o maior produtor a nível mundial.

 

—————

Voltar