Visita ao Moinho da Chuva

No passado dia 28 de outubro as crianças do jardim de infância de Pessegueiro do Vouga realizaram uma visita de estudo á fábrica “Moinho da Chuva”.

O Moinho utiliza o método de fabrico de papel artesanal, associado à componente ambiental a partir de desperdícios têxteis …e roupa velha de algodão (gangas, t´sirts…).

A visita processou-se do seguinte modo:

Quando chegamos à fábrica estava a guia - Cláudia à nossa espera. Iniciou a visita falando com as crianças sobre o que iam ver.

Mostrou às crianças os restos de tecido que são entregues na fábrica e pegou num bocado de calças de ganga colocou numa máquina que cortou o tecido aos bocadinhos. Posteriormente colocou o tecido num tanque que já tinha imenso tecido e água e ligou uma máquina que funcionava como uma batedeira a moer o tecido e o transformava em pasta.

Depois do tecido transformado em pasta passa para tanques mais pequenos onde é centrifugada a água em excesso. Aqui iniciava-se o processo de realização de folhas de papel.

O Sr. Paulo funcionário da fábrica pegou em duas formas de tamanhos diferentes e retirou um bocado da pasta que estava no tanque e prensou. As crianças disseram, “é como fazemos na escola com o papel velho”, pois este processo já lhes era conhecido.

 

O senhor fez várias camadas de folhas com as formas, em algumas colocou folhas da natureza. Entre as camadas colocou um pano de feltro e depois foram a uma máquina para espremer a água.

Posteriormente estas folhas foram colocadas numa estufa para secarem.

Depois de secas as folhas de papel ficam um pouco rugosas. As crianças tocaram-lhes para sentirem a aspereza. A Cláudia mostrou aos meninos como as folhas podem ficar mais macias e colocou-as noutra máquina que tinha um cilindro e as tornava macias. Mais uma vez as crianças tocaram para ver como ficavam as folhas e diziam: “Agora estão lisinhas e macias”.

A Cláudia mostrou ainda às crianças a diversidade de folhas que podem ser feitas na fábrica. Com cheiros diversos a salientar: chocolate, canela, baunilha, morango…estas folhas depois de feitas colocam-lhes os aromas pretendidos.

Quando a folha ainda está no molde, antes de ir à prensa e à estufa podem colocar nos moldes, barba de milho, folhas diversas, serradura, moinha do milho… e todo este material da natureza dá um aspecto diferente e peculiar à folha.

Por fim fomos visitar a sala da exposição dos diferentes papéis e as crianças gostaram imenso de ver e tentavam descobrir que materiais de desperdício tinham sido utilizados em cada folha que viam.

A Cláudia deu-nos papel de algodão diversos para fazermos trabalhos e material de algodão já moído para fazer o papel.

Esta visita foi muito rica ao nível da aquisição de conhecimentos.

As crianças e adultos ficaram a saber que o papel foi inventado por um Chinês e que as notas, dinheiro, são feitas de papel.

Vale a pena ver o registo fotográfico e aconselhamos vivamente esta visita a todas as crianças e adultos.